quarta-feira, 31 de março de 2010

A rã e o boi

Fábulas
As Fábulas são pequenas histórias geralmente passadas entre animais (ou entre seres inanimados ou coisas) contendo normalmente uma lição de moral. Os povos antigos cultivavam muito o hábito de contar estas histórias. No séc. VI a. C. Esopo encheu a grécia de importantes fábulas. Depois já no séc. XVII, surgiu outro grande fabulista: La Fontaine.
As fábulas são histórias intemporais.

A rã e o boi


Estavam duas rãs à beira do rio quando a mais nova comentou:
- Comadre, hoje vi um monstro terrível. Era maior que uma montanha, tinha chifres e uma longa cauda.
- O que tu viste foi apenas o boi do lavtrador, esclareceu a rã mais velha.
- E além disso, não é assim tão grande... Eu posso ficar do tamanho dele ou ainda maior.
Dito isto a rã, pretenciosa, pensou que podia ser mesmo do tamanho do boi, ou melhor, maior que o boi.
Para o conseguir respirou fundo e inchou, inchou....inchou.
Foi então que a rã mais nova disse:
- É inútil esse esforço, nunca conseguirás alcançar tão grande corpulência.
A rã pretenciosa não se convençeu.
Fez então tamanho esforço que rebentou.

La Fontaine


Moral da história - Mantém-te sempre no lugar que te corresponde.



terça-feira, 30 de março de 2010

Em tempo de férias, um jogo Tradicional

Macaca

Número de crianças: No mínimo,2 crianças

Material: Malha ou pedra pequena

Regra: Todas as casas terão que ser percorridas a pé-coxinho

Descrição do jogo
Inicialmente, a malha é lançada para a casa 1.Então é preciso saltar para a casa 2 e depois percorrer todas as casas, sempre em pé-coxinho, excepto nas casas 4 e 5, 7 e 8 onde os pés devem ser colocados em simultâneo.
Depois de saltar as últimas casas, é necessário efectuar o percurso contrário.
Quando se regressa à casa 1, apanha-se a malha sem colocar os dois pés no chão e em seguida,joga-se a malha para a casa 2 e começa-se o jogo saltando, em pé-coxinho para a casa 1 e de seguida para a 3, continuando depois todo o percurso.
Experimenta e diverte-te.


sexta-feira, 26 de março de 2010

quinta-feira, 25 de março de 2010

Expressão Plástica - Pintura simétrica

Esta técnica de pintura é de rápida e fácil excusão e necessita apenas de papel e tinta.
Permite analizar simetrias e descobrir alterações nas cores quando as tintas se misturam.
As minhas crianças chamam-lhe Pintura Borboleta, porque o resultado final do trabalho é cheio de cor e "fica igual dos dois lados da folha, como as asas de uma borboleta"








terça-feira, 23 de março de 2010

Descobrindo aspectos da Flora local

Perto da nossa escola podemos observar vários tipos de Árvores, que representámos assim:

As árvores foram rainhas

No dia da árvore, as árvores foram rainhas na nossa escola.
Plantámos dois Pinheiros (Oferta do Projecto Escola Segura) nos canteiros do recreio, com os nossos amigos da EB1

Foi necessário preparar a terra

A enxada foi manuseada com destreza e habilidade


Os Pinheiros já na terra.

E agora um pouco de ÁGUA para que se torne forte e feliz


Depois todos partilhavam a opinião, os nossos Pinheiros deviar ter nome.
Cada criança escreveu, num pequeno pedaço de papel, o nome que queria para os dois novos amigos.
Os mais pequenos, foram ajudados pelos colegas para realizar esta tarefa.



No final tirámos dois nomes do saco.
E os nossos Pinheiros são:

E


segunda-feira, 22 de março de 2010

O nosso olhar sobre a Primavera




 A primavera é a festa das cores.
 Para as crianças na ponta do lápis, para mim, de olho na máquina.




sexta-feira, 19 de março de 2010

Um presente para o Pai

Aqui fica o registo de um presente que construimos, com todo o carinho, para o Pai.
Para todos os Pais um FELIZ DIA


Fazer este simpático Porta CDS foi divertido. Agora só falta saber, se o presente também foi do agrado dos Pais.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Peso e equilíbrio

Trabalhar a plasticina é uma actividade bastante comum no dia a dia do Jardim de Infância.
Nesta actividade aliamos a modelagem à exploração de noções matemáticas.
Peso, equilíbrio,grande,pequeno,em cima,em baixo,ao lado,dentro fora ,foram as palavras que mais utilizamos.
Este é um trabalho individual e tem como objectivo estimular a capacidade de concentração e persistência.
Material: Plasticina e palitos
O resultado do trabalho são estas belissímas construções

terça-feira, 16 de março de 2010

Descobrindo Padrões a brindar

Trabalho colectivo sobre a Páscoa

Para celebrar a Páscoa resolvemos construir, em trabalho de grande grupo, um painel de parede.
UM PINTAINHO foi o tema escolhido.
NA elaboração deste trabalho desenvolvemos actividades na Área das Expressões, do Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita.

Descobrimos que para realizar a tarefa de Pintar as palavras PÁSCOA e FELIZ ao mesmo tempo, um dos grupos teria que pintar a sua palavra, com as letras ao contrário.
(Já descobriste qual foi a palavra pintada de pernas para o ar?)

Carimbando com mais um símbolo da Páscoa

Descobrimos texturas

Recorte e Colagem

PARA TODOS OS NOSSOS AMIGOS UMA